Vídeo teste – Andamos na nova TM 300 EN 2T – Uma jóia sobre rodas!

Nós tivemos o privilégio da andar nesta máquina que é considerada por muitos como a jóia do enduro. A TM 300 EN 2T é uma moto de enduro que vem de fábrica com os melhores componentes do mercado e não é atoa que os pilotos da fábrica correm campeonatos mundiais com motos 100% originais. Isso mesmo, a moto vem pronta para um piloto de ponta conquistar um título mundial.

A TM é uma moto italiana fabricadas artesanalmente e eles não montam as motos no sistema de linha de produção, cada moto é 100% montada pelo mesmo engenheiro. Com isso a marca italiana consegue oferecer um padrão de qualidade superior, ao olhar a moto de perto percebemos que todos as partes são minuciosamente engraxadas e os parafusos apertados com perfeição. A moto já vem de fábrica com a carburação e suspensões perfeitas. Segundo Vanderlei Gaido (Diretor Comercial da Enduro Company – Importadora TM Racing), eles enviaram uma amostra da nossa gasolina para a fábrica realizar o set up de carburação.

“O amor aos detalhes defines está jóia” – Vincenzo Barbagallo

A TM 300 EN 2T é tão artesanal que 85% da moto é feito dentro da própria fábrica, inclusive o amortecedor traseiro, guidão e outros componentes.

O modelo já vem de fábrica com V-FORCER, suspensão KAYABA câmara dupla, mesa feita em CNC, seletor do mapa de tração, carburador KEIHIN, freio BREMBO na dianteira, freio NISSIN na traseira, aros EXCEL Takasago, escapamento e ponteira HGR, partida elétrica, pedal de partida e pneus MITAS.

Uma das principais novidades da nova TM 300 EN é a válvula eletrônica e a instalação do balanceiro no motor. Ou seja, o motor ficou muito progressivo e com baixa vibração, deixando a pilotagem muito mais divertida.

Com a válvula eletrônica o seletor de mapas faz muita diferença, porque além de interferir na ignição ele ajusta a abertura da válvula. Se você coloca no Mapa 1 a moto fica extremamente forte e agressiva, mas se você optar pelo Mapa 2 ela fica bem tranquila e fácil de pilotar.

Um dos diferencias desta moto é a força do motor, que é aproximadamente 20% mais forte que as demais concorrentes. Ao pilotar a TM 300 EN 2t você nota que o motor é extremamente forte, digno de uma moto pronta para correr o campeonato mundial. Mas com o auxilio da válvula eletrônica, você consegue deixar a moto mais dócil e apta para um piloto de final de semana.

Outra curiosidade da motocicleta é o fato de utilizar 4% na mistura de óleo, ao contrário dos 2% recomendado pelos demais fabricantes. Isso ocorre porque os engenheiros da TM, em busca de diminuir o atrito, desenvolveram um pistão com apenas um anel e isso exige mais óleo para lubrificar o motor. Esse é um dos motivo pelo qual o motor da TM 300 EN 2t é bem mais forte.

O Chassis de alumínio também agrega muito valor ao conjunto, porque o mesmo é mais rígido e garante ao piloto uma pilotagem mais segura, ou seja, a moto fica extremamente fácil de conduzir e transfere menos impacto ao piloto.

O conjunto de suspensão também é excelente. A suspensão Kayaba já vem com uma genética preparada pela própria TM e funciona muito bem, com apenas alguns cliques você consegue uma suspensão perfeita. O amortecedor traseiro, que é um projeto da Ohlins fabricados pela própria TM nos surpreendeu muito e não deve nada para amortecedores mais famosos como o WP TRAAX e a OHLINS TTX.

Minha avaliação – Vincenzo Barbagallo:

A TM 3OO EN 2T é uma moto espetacular e que me surpreendeu muito, principalmente o motor que é extremamente forte e isso ajuda muito em diversas situação, principalmente no Hard Enduro onde você precisa ganhar velocidade para  vencer a gravidade em espaços bem curtos. A ciclística da moto também me surpreendeu, porque quando vi o quadro de alumínio já comecei a imaginar a pilotagem pesada de uma moto japonesa, mas quando andei na moto logo percebi que a mesma é muito leve e fácil de manobrar.

A suspensão dianteira eu já sabia que era excelente, porque se trata de uma KAYABA câmara dupla, mas a minha grande surpresa foi o amortecedor traseiro que trabalha com excelência e tem diversas opções de ajustes.

No geral a TM me surpreendeu e confesso que é a moto mais divertida que eu já pilotei até hoje!

Os aspectos positivos da moto são:

  • Motor extremamente forte, linear e não vibra.
  • O ronco do motor é o mais importante de todos
  • Conjunto de suspensão perfeitos.
  • Chassis e ciclística
  • Acabamento impecável
  • Componentes de primeira linha
  • Atendimento da Enduro Company

Os aspectos negativos da moto são:

  • Pedal de descanso atrapalha o pé
  • A vedação do farol deveria ser melhor, porque ao lavar entrou umidade
  • Os adesivos originais soltam com facilidade
  • O guia de corrente original é de alumínio e entorta muito fácil

 

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of